segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sugestão de receita | Risotto de Camarão e Mexilhão

Partilhar Esta segunda-feira regressamos aos pratos salgados com um Risotto de Camarão e Mexilhão, preparado na Cozinha da Ju.


Ingredientes para 4 pessoas

16 camarões grandinhos sem casca
300 gr de miolo de mexilhão, eu usei congelados que deixem a descongelar antes de usar
2 Chávenas de arroz para risotto, eu uso sempre a variedade carnaroli
8 Chávenas de caldo de cozer os camarões caso não o tenham ou adicionem 2 colheres de sopa de preparado de marisco a cerca de 10 chávenas de água e levar a ferver.
100 ml de vinho branco
2 Chalotas picadinhas
1 Dente de alho picadinho
2 Colheres de sopa de margarina
2 Colheres cheias de sopa de manteiga
3 Colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta  preta q.b.

Preparação

Adicionem a uma panela 1 colher de sopa de margarina, quando estiver quente adicionem os camarões e o mexilhão e deixem saltear um pouco, até apresentarem cor rosada, retirem os camarões e os mexilhões, temperem com um pouco de sal e pimenta preta e reservem embrulhados em papel de alumínio para manterem o calor. 

Começamos agora o risotto, coloquem a chalota na mesma panela com a restante margarina e deixem amolecer um pouco, adicionem o alho deixem refogar e adicionem o arroz, mexam bem e adicionem 1 chávena de caldo que tem de estar quente, vão mexendo para que o arroz comece a soltar a goma e vão adicionando mais caldo sempre que ao passarem a colher de pau no fundo do tacho se vir o fundo, a meio da cozedura adicionem o vinho deixem evaporar o álcool e adicionem a salsa, temperem com sal.

Vão adicionando caldo até o arroz estar cozido, cerca de 25 minutos, pouco antes de acabar a cozedura adicionem a manteiga, mexam bem para amanteigar o risotto, desliguem e adicionem o queijo, mexam e sirvam.
  
Coloquem uma porção de risotto num prato de servir, adicionem os camarões e os mexilhões.


E está prontinho! Um prato que delicia e conforta qualquer estômago.

Podem ver mais sobre esta e outras receitas, aqui

Tenham um ótima semana, meus amores! :) 


Sem comentários:

Enviar um comentário