quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lácteos podem ajudar a reduzir riscos de derrame!

Partilhar
Os adultos de meia idade podem reduzir os seus riscos de ter um derrame consumindo produtos lácteos com baixo teor de gordura, de acordo com um estudo sueco publicado no jornal Stroke. Os investigadores, que acompanharam as dietas de quase 75.000 homens e mulheres durante mais de 10 anos, descobriram que aqueles que consumiam mais alimentos e bebidas lácteas com baixo teor de gordura tiveram 12% menos risco de ter derrame do que os que consumiam menos!

Investigações anteriores sugerem que níveis adequados de vitamina D podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de hipertensão. 

Em 1997, os participantes do estudo, que tinham idade de 45 a 83 anos, responderam a um longo questionário que cobriu muitos aspectos do seu estilo de vida e características pessoais, incluindo dieta, prática de exercício, índice de massa corpórea, trabalho, educação e historial médico. No momento em que se envolveram no estudo, nenhum deles tinha nenhum historial de doenças cardíacas, derrame ou cancro.

Durante uma década de acompanhamento, pouco mais de 4.000 participantes - cerca de 2.400 deles homens - tiveram derrame. Mais de três quartos dos derrames foram isquémicos, nos quais uma artéria que fornece sangue ao cérebro fica bloqueada, frequentemente por um coágulo. Quase 600 dos derrames foram hemorrágicos, que ocorrem quando um vaso sanguíneo do cérebro arrebenta.
Os investigadores descobriram que o consumo de produtos lácteos inteiros, como leite inteiro, não esteve associado com o risco de derrame. Sugeriram, contudo, que os alimentos integrais podem aumentar os níveis de colesterol LDL (o "mau" colesterol) e anular alguns dos efeitos benéficos de se consumir alimentos lácteos!

O cálcio presente nos alimentos lácteos também pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea e recomenda-se duas a três porções por dia! <3

Sem comentários:

Enviar um comentário