quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que é o requeijão? :) méééé

Partilhar Os apreciadores de requeijão aumentam de dia para dia, daí que o hábito de ligar o requeijão com doce de abóbora se tenha espalhado pelo país.

O requeijão é o produto obtido da floculação/coagulação, pelo calor, e separação das proteínas solúveis do soro. Este aquecimento é efectuado a temperaturas elevadas (80 a 95ºC). O requeijão é o resultado do aproveitamento do soro, que tem o encanto de dar um produto fresco de qualidade. O soro resulta do fabrico de queijo de vaca, ovelha ou cabra. O requeijão é, essencialmente, constituído por água (60 a 80 por cento), proteína e gordura. A proteína é maioritariamente constituída pela lactoglobulina e lactoalbumina, que totalizam 80 por cento das proteínas do soro, consideradas de alto valor nutricional e biológico, tendo ainda vestígios de seroalbumina e imunoglobulinas.

Este elevado teor de proteínas é provavelmente a razão pela qual o requeijão é tão recomendado pelos profissionais de saúde - médicos e nutricionistas - nas dietas de emagrecimento.

Mas atenção! Os requeijões não são todos iguais. A sua composição varia conforme a proveniência do soro. Um requeijão de leite de cabra é diferente de outro de leite de vaca. A rotulagem deve ser clara e objectiva. As diferenças existem na composição do produto mas também nas suas características sensoriais.

<3 :) méééééé

3 comentários:

  1. Sra. D. Cabra de Palhais,
    Essa sobremesa feita com o seu requeijão é uma pura delicia, tem a nobreza das coisas simples.
    méééééé

    ResponderEliminar
  2. Maria,

    Muito obrigado pelo comentário tão querido! :)

    Mil beijos!!! ;) mééééé

    ResponderEliminar
  3. Queria comprar requeijão de cabra biológico será que a senhora cabra pode ajudar?

    ResponderEliminar